Dicas para liberar espaço em sua memória

Com o tempo de uso do aparelho celular vamos ocupando sua memória e logo nós vemos impossibilitados de baixar novos aplicativos, atualizar outros e às vezes, até mesmo novas fotos não são possíveis de ser tiradas. Para resolver esse probleminha chato, vamos dar algumas dicas de como liberar espaço.

1 DICA

Há tantos aplicativos atrativos e disponíveis para serem baixados que a tentação fica grande, mas nem sempre continuamos usando-o, então uma boa forma de ter mais espaço no aparelho é desinstalar os aplicativos que não usamos mais e desativar os que já vêm nas configurações de fabrica do seu aparelho. Para isso, vá a “Configurações” -> “Aplicativos” (imagem 1) -> “Gerenciador de aplicações” (imagem 2) e clique nos aplicativos que você não utiliza, ele abrira uma tela como na imagem 3, agora é só desinstalar. Caso seja um aplicativo de fábrica irá aparecer à opção “Desativar” e é só clicar nela, isso já ira diminuir o espaço que este ocupa.

2 DICA

Alguns aplicativos ao serem utilizados, usam o armazenamento em cache (temporário) para agilizar algumas rotinas de processamento, armazenando alguns arquivos com as rotinas mais executadas pelo usuário na memória, assim como fotos, vídeos, músicas…, o que acaba ocupando ainda mais a memória do seu celular. Essa dica pode liberar alguns megas, mas devemos ter cuidado com o que apagar, pois podemos perder fotos e vídeos do Whatsapp, músicas baixadas do Spotifly ou séries off-line do Netflix. Portanto os aplicativos que recomendamos ter o cache limpo são: Twitter, Facebook, Instagram, Google Drive (se você não salvar documentos), Snapchat, Timehop, YouTube.

Para isso vamos seguir os primeiros 3 passos da dica anterior, então vá em “Configurações” -> “Aplicativos” -> “Gerenciador de aplicativos” e clique em um dos aplicativos citados acima que podem ter o cache limpo -> “Armazenamento” (imagem 4) -> “Limpar cache” (imagem 5). O aparelho ainda apresenta a opção “Limpar dados”, mas não a recomendamos, pois o aplicativo volta à forma como ele foi instalado.

3 DICA

O cartão micro SD é uma memória externa que acoplada ao celular te libera ainda mais espaço para armazenamento, podemos passar todas as mídias para o cartão, como fotos, vídeos, músicas, gifs, liberando a memória interna e ainda assim continuamos com todos nossos arquivos. Para isso vá em “Galeria” -> escolha uma pasta e selecione as mídias que deseja “mover para o álbum” (imagem 6) -> selecione a pasta que salve os arquivos no cartão de memória (imagem 7).

4 DICA

Com o tempo vamos acumulando fotos, vídeos, gifs, documentos e com isso a memória interna do aparelho fica sobrecarregado, ocupando mais espaço do que deveria, para resolver este problema é necessário apagar todos os arquivos inúteis, mas nem sempre é uma tarefa fácil, afinal procurar onde está cada arquivo dá um trabalhinho. Existem alguns aplicativos que podem nos ajudar e um deles é o ES File Explorer, que pode ser baixado na Play Store. Com ele você tem uma visão panorâmica de como estão as coisas no armazenamento interno do seu Android e no cartão microSD, se tiver um. O aplicativo é bem prático e seu layout não apresenta grandes dificuldades, logo ao abrir o aplicativo você percebera isso, como a imagem 8 mostra. O destaque em vermelho mostra o quanto da memória interna do seu aparelho está em uso e o preto do microSD. Clique na pasta referente ao armazenamento interno e ela lhe mostrara todas as pastas que existem no seu celular (imagem 9) -> vá nas pastas e veja o que cada uma delas tem de inútil, eu sei, ainda vai dar um trabalhinho, mas vale a pena! -> selecione o que você não deseja mais em seu aparelho e aperte na lixeira que se encontra na parte inferior do app (imagem 11).

Além desta função, ele ti da um panorama de app obsoletos, anúncios de lixo… (imagem 12).

5 DICA

Uma opção bem interessante é usar a internet como meio de liberar mais espaço, passando suas fotos e vídeos para aplicativos que a guardam, como o Onedrive, um serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft que oferece a opção de guardar até 7 GB de arquivos grátis. Portanto, o usuário pode salvar e acessar seus documentos, fotos, músicas e vídeos a qualquer hora e em qualquer lugar com conexão à Internet. Para que o aplicativo realize o armazenamento dos seus arquivos automaticamente, basta conectá-lo à sua conta da Microsoft e ativar a função.

Para ativar a função de backup você deve abrir o aplicativo -> ir nas 3 barras na parte superior esquerda (imagem 13) -> “Configurações (imagem 14) -> “Carregamentos (imagem 15) -> ativar o backup (imagem 16).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s