Você sabe qual carregador comprar?

Você sabe qual carregador comprar quando o seu se quebra ou quando simplesmente você precisa de um novo?

Vamos te ajudar nessa escolha, que pode parecer tão simples, mas que pode te atrapalhar no dia dia.

Uma dúvida recorrente em nossas lojas é em relação ao carregador. Muitos clientes não sabem a diferença entre eles ou se quer que existe uma. Pensando nisso, fizemos um pequeno texto para que você não fique com dúvida e acerte na compra do melhor produto para seu celular.

A principal diferença:
A grande diferença entre o carregador está em sua corrente. Para facilitar o entendimento, iremos utilizar a palavra “amperagem”. Quanto maior, mais “potente” será.
Hoje em dia, a amperagem mais comum nos carregadores é de 2.0A (2000mAh).
Essa informação vem especificada no produto, normalmente marcado nas laterais.

carregador

(Especificações contidas no carregador)

Com o passar do tempo, os aparelhos foram ficando mais modernos e com muitos recursos, o que exigiu a criação de baterias mais potentes para manter todas essas funções ativas por um tempo maior. Consequentemente exigiu a criação de carregadores mais potentes e com capacidade de carregamento mais rápida.

E qual o problema que isso pode gerar?
O grande problema é utilizar um carregador com amperagem inferior a recomendada, pois o seu celular irá pedir mais energia (corrente) do que carregador consegue enviar, causando sobrecarga no componente.
Na situação inversa, não há com que se preocupar, pois o celular irá fazer a tarefa de consumir a energia na quantidade apropriada. A desvantagem neste caso será o dinheiro investido na compra, pois esses carregadores de maior amperagem custam mais caro.

E os carregadores rápidos (Quick Charger)?
Bom, esse seria um assunto para um próximo “textão”, mas iremos resumir brevemente. Existem no mercado, carregadores com a função carregamento rápidos, nomeados de Fast Charger (Samsung) ou Turbo Charger (Motorola), que como o próprio nome já diz, realiza o carregamento bem mais rápido do que o habitual, podendo carregar 8h de bateria, em 15 minutos (conforme afirmação do fabricante).
Mas fique atento, pois para que o carregamento rápido ocorra é necessário que o aparelho tenha essa tecnologia em seu hardware.

Lista de alguns aparelhos compatíveis com a tecnologia Quick Charger:

  • Motorola Moto X2
  • Motorola Moto Maxx
  • Motorola Moto X Force
  • Motorola Moto X-Play
  • Motorola Moto G3 Turbo
  • Motorola Moto G4
  • Motorola Moto G4 Plus
  • Lg G4
  • Lg G3
  • Samsung S6
  • Samsung S6 Edge
  • Samsung S7
  • Samsung S7 Edge
  • Samsung Note Edge
  • Samung Note 5

s_401211-mlb20487450190_112015-o

(Turbo da Motorola)

E o cabo, não influencia em nada?
Sim, o cabo é um item importante neste processo, pois ele é o responsável por “transportar” a energia do carregador até o aparelho. Com isso, ele deve ser capaz de suportar a corrente enviada pelo carregador. Cabos de baixa qualidade, muitas vezes não suportam a quantidade de energia, e passam a influenciar na velocidade da carga ou na velocidade de transmissão de informação, como por exemplo, quando conectamos o aparelho no computador, para “passarmos” uma foto ou música entre os dispositivos. Isso se deve, porque durante o processo de fabricação, as empresas utilizam materiais de baixa qualidade ou diminuem a quantidade cobre utilizado, por exemplo, resultando em cabos de qualidade inferior.

Como identificar se meu carregador é o correto?
A maneira mais simples é verificar as especificações descritas no seu produto original e comprar um novo com as mesmas especificações. Na dúvida, compre um carregador de 2.0A, pois ele é o indicado para a grande maioria dos aparelhos mais recentes.
Verifique também se o carregador ou o cabo estão esquentando de maneira anormal durante o carregamento. Isso é um forte indicio de que o carregador não é o apropriado para o seu aparelho, ou que ele está apresentando defeito. Lembrando que é normal que o carregador esquente durante o carregando, principalmente se utilizamos o celular ao mesmo tempo em que o carregamos.
Outra maneira é utilizar aplicativos que demonstram a quantidade de energia recebida pelo seu aparelho. Os números ali indicados devem ser próximos aos especificados no carregador.

Conclusão:
O mais importante na hora da compra é buscar produtos de boa qualidade, que se encarregam de entregar as especiações descritas. Carregadores muito baratos ou “replicas” normalmente acabam saindo mais caro depois. Além disso, sempre questione o atendente, que provavelmente irá te ajudar nesta escolha.
Outra dica muito importante é: não tente “remendar” o cabo nem o carregador para prolongar a sua vida. Já tivemos casos em nossas unidades, onde devido a estes “remendos” o cliente teve um gasto maior do que a compra de um simples carregador, ou até mesmo a perda total do aparelho, devido a um curto.

Espero que tenham gostado e fiquem atentos a novas publicações.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s